Washington Park

Flowers and kid in Washington ParkWashington Park florescendo.

O parque característico de Portland oferece jardins, museus, memoriais, um zoológico, vida selvagem e muito mais.

O parque característico de Portland não está apenas cheio de grandes árvores e mesas de piquenique. Localizado a apenas duas milhas a oeste do centro e acessível através do veículo leve sobre trilhos MAX, o Washington Park de 159 acres oferece um zoológico, dois museus, um espetacular jardim de rosas, um dos jardins japoneses mais autênticos no mundo e muito mais, tudo cercado pelo Forest Park — com 5.100 acres, um dos espaços selvagens urbanos de primeira linha no país. Aqui está um tour.

ATRAÇÕES INFANTIS

Ursos polares, leões marinhos de Steller, cabras monteses e bandos de leões atraem multidões ao Oregon Zoo. Mas a maior celebridade de todas é Packy, de 51 anos, o elefante asiático mais velho nascido em zoológico na América do Norte — um produto do prestigiado programa de reprodução de elefantes asiáticos do Oregon Zoo. (Com o nascimento de Lily em dezembro de 2012, o zoológico agora é o lar de oito elefantes asiáticos). Sempre é tempo para visitar: Desde concertos de verão, gostosuras e travessuras de “Howloween” até as ZooLights de fim de ano, o amado zoológico de Portland resplandece em qualquer estação.

Como ele é para o aprendizado prático? Escolha dentre mais de uma dúzia de salas de exposição no Portland Children’s Museum, incluindo o “poço de escavação” cheio de escavadeiras e pás, um auditório completo com palco e adereços, um hospital de animais de estimação com pacientes de pelúcia, e um jardim para bebês muito macio (e bastante divertido) para os pequeninos. Eventos diários podem incluir aulas de modelagem em argila, hora da história de animais e esgrima. (Não se preocupe, as espadas são de espuma — mas as risadas são verdadeiras).

Ecologia florestal nunca foi tão legal. As exposições no World Forestry Center estimulam a adrenalina, simulando de tudo, desde paraquedismo em incêndios a tours em jipe nas selvas africanas. O coração ainda não está acelerado? Salte para o passeio de arborismo, que se eleva a mais de 50 pés no ar, ou confira as exposições especiais de arrepiar a espinha.

O playground do Washington Park ao sul do Rose Garden é um barato, com escorregadores, estruturas gigantes de castelos, rampas, pontes e balanços. Chegue com estilo através do trem a vapor do Oregon Zoo, que para a apenas alguns pés de distância .

JARDINS E MAIS JARDINS

Apricot Candy, Burgundy Iceberg, Rhapsody in Blue — estas são apenas algumas das 722 diferentes variedades representadas entre as mais de 10.000 roseiras para contemplar, afagar e, claro, cheirar no Jardim Internacional de Teste de Rosas, o jardim público de rosas mais antigo e de funcionamento contínuo do país. A temporada de florescimento pleno vai do final de maio a setembro. Mas mesmo sem as pétalas, os terrenos multinivelados de 4,5 acres encantam com suas esculturas, uma loja de suvenir com tema floral e vistas deslumbrantes do Mount Hood e do horizonte de Portland.

Elogiado pelo antigo imperador japonês Kunihiko Saito como o jardim japonês mais autêntico fora de sua terra natal, o Jardim Japonês de Portland, de 5,5 acres, é um corredor de tirar o fôlego para a Terra do Sol Nascente. Considere cinco cenários de jardins (uma lagoa de passeio, uma casa de chá cerimonial, um jardim natural, um jardim plano e um jardim de areia e pedras) estabelecidos entre cerejeiras, azaleias e bordos japoneses. Eventos tradicionais incluem observações da lua no outono.

Hoyt Arboretum o chamam de “sala de aula viva” de Portland. Como classificar um lote de 185 acres abarrotado com mais de 1.000 espécies de plantas? Pegue um mapa de caminhada e passeie por 12 milhas prestigiadas de trilhas de caminhada, descobrindo árvores exóticas como a araucária araucana do Chile, as sequoias choronas e uma multidão de espécimes florais como o corniso e a magnólia.

Designado como uma Trilha de Recreação Nacional, a trilha Wildwood Trail se estende por 30 milhas, abrangendo o comprimento total do Forest Park, e oferece infinitas opções de voltas com caminhos mais curtos. A trilha começa ao noroeste da estação Washington Park MAX.

Perfeita para uma pequena aventura na cidade, a trilha 4T Trail, uma volta de 7,2 km (4,5 milhas) claramente marcada, direciona os caminhantes a uma rota urbana única que espia outras trilhas, um trem, um bonde (conhecido como Bonde de Portland) e o Teleférico de Portland. Pegue a trilha seguindo as placas 4T do lado de fora da estação Washington Park MAX; é necessário um bilhete de dia inteiro do TriMet.

MEMORIAIS SOLENES

Dedicado em 1987, o Vietnam Veterans of Oregon Memorial é um muro curvado em granito negro que foi inspirado pelo design do famoso Vietnam Veterans Memorial em Washington, D.C. Os nomes de 800 homens de Oregon que morreram ou que ainda estão desaparecidos estão inscritos aqui, contrastado pelo registro de eventos locais concorrentes.

Criado para evocar uma praça — o tipo de lugar onde os cidadãos judeus eram normalmente reunidos antes de ser enviados à força para campos de concentração — o Oregon Holocaust Memorial é um pequeno monumento que carrega um impacto emocional. Moldes em bronze de sapatos, óculos e malas representando as posses escassas perdidas em meio ao caos, e um muro gravado com citações daqueles que sobreviveram instigam a reflexão silente.

TRANSPORTE NO PARQUE

O Washington Park é atendido pelas linhas Azul e Vermelha do veículo leve sobre trilhos MAX ; a estação MAX está próxima do Oregon Zoo, Portland Children’s Museum, World Forestry Center Discovery Museum, Vietnam Veterans Memorial e do início das trilhas 4T e Wildwood.

Ônibus TriMet nº 63 também vai do Providence Park no centro ao Washington Park, com paradas próximas do International Rose Test Garden e do Japanese Garden, assim como do Oregon Zoo, Portland Children’s Museum e World Forestry Center Discovery Museum.

Desde o Memorial Day (última segunda-feira de maio) até o Dia do Trabalho (primeira segunda-feira de setembro), o ônibus circular do Washington Park para em todas as principais atrações do parque, assim como na estação Washington Park MAX. Do Memorial Day ao Dia do Trabalho, o ônibus passa a cada 25 minutos das 10h às 19h diariamente. Entre o Dia do Trabalho e 31 de outubro, e entre 1 de maio e o Memorial Day, o ônibus funciona apenas nos fins de semana. No verão de 2014, o ônibus circular do Washington Park (linha 83) foi gratuito para os passageiros.

×