Museu de Arte de Portland

Portland Art MuseumOs dois prédios do Museu de Arte de Portland são separados por um jardim público de esculturas.

Grandes exposições complementam as fortes coleções Nativo Americanas e do Noroeste do museu.

O maior museu de arte do Oregon e um dos mais antigos no país, o Museu de Arte de Portland foi organizado em 1892, e sua primeira exposição foi um conjunto de magníficas esculturas gregas e romanas em gesso, exibido no salão superior da biblioteca da cidade. Essas esculturas ainda permeiam o museu, uma lembrança de como o museu — e a arte ocidental — começou.

CAMPUS

Hoje em dia, o museu de arte está no centro do distrito cultural da cidade no South Park Blocks, ocupando dois prédios históricos e abrigando uma grande e ampla coleção de obras de arte de todos os tipos. Em 1932 o museu mudou-se para o prédio principal, projetado por Pietro Belluschi: uma graciosa atualização contemporânea do estilo georgiano, com linhas elegantes e avançada em suas ideias. A renovação do museu do templo maçônico ao norte acrescentou mais exposições e espaço para escritórios ao campus em 2005.

O projeto original de Belluschi estava na vanguarda de seu tempo. Era arejado e recebia luz natural nas galerias do museu, especialmente no pátio depois da entrada, e o visitante de hoje desfruta desse grande espaço como um tipo de surpresa, considerando-se a escala relativa do museu. Mais alas foram acrescentadas, primeiro à casa do Pacific Northwest College of Art (conhecido antigamente como Museum Art School e separado finalmente como uma instituição à parte) e depois uma miscelânea de pequenas galerias. O antigo templo maçônico se transformou no Jubitz Center of Modern and Contemporary Art, embora suas velhas e enfeitadas salas de reunião tenham sido mantidas.

COLEÇÕES

O museu tem coleções sólidas de gravuras e desenhos, fotografia, arte asiática, arte indígena americana (especialmente da costa do Pacífico), e arte do noroeste, e suas coleções europeia e americana contêm algumas peças individuais extraordinárias, especialmente dos séculos 19 e 20. A enorme coleção de gravuras e desenhos foi reunida em grande parte pelo falecido Gordon Gilkey e inclui antigos mestres da gravura (Dürer, Rembrandt) e exemplos mais recentes das formas de arte. Sob o curador chefe Bruce Guenther, o acervo de arte moderna do museu cresceu dramaticamente, em parte por causa do acréscimo da coleção do grande modernista cítrico Clement Greenberg, que dá ao museu uma janela exclusiva para o desenvolvimento da arte avançada de meados do século 20.

Arte Nativo Americana

A coleção Native American foi reunida a partir de duas fontes principais: a coleção Rasmussen de arte da costa noroeste, com suas fabulosas máscaras e canoas baleeiras, e a coleção de enciclopédias de Elizabeth Cole, que traz a primorosa arte das tribos do sudeste, das planícies, do platô e das florestas para o primeiro plano.

Arte do noroeste

A arte do noroeste é uma atração principal, rastreando o desenvolvimento da arte em Oregon e em Washington desde o século 19. Os curadores do museu espalharam sabiamente esta arte por todas as galerias, colocando as melhores obras do abstracionismo do noroeste ao lado de seus pares nova-iorquinos mais celebrados, por exemplo, mas uma galeria dedicada especificamente à arte do noroeste fornece uma boa introdução aos excelentes artistas que trabalharam por aqui (C.S. Price, Mark Tobey, Morris Graves, Hilda e Carl Morris, Sally Haley e Michele Russo).

EXPOSIÇÕES

O curador Guenther também criou importantes exposições e selecionou as de interesse especial para a cidade, incluindo uma apresentação importante dedicada ao ciclismo em 2013.

Exposições atuais e futuras incluem:

BOM SABER

O museu fica fechado às segundas-feiras. Crianças de 17 anos ou menos não pagam. A entrada é grátis na quarta sexta-feira de cada mês das 17 às 20h, e entradas grátis e programação especial para a família são oferecidas diversas vezes por ano (confira o calendário).


TRANSPORTE

VLT MAX: Linhas azul, verde, vermelha e amarela
Ônibus TriMet: Diversas linhas
Bonde de Portland: Linhas Norte-Sul, e Circular Central

PLANEJADOR DE TRAJETO TRIMET »

×