Roteiro de artes visuais

Quintana GalleryArte nativa americana em exposição na Quintana Gallery do Pearl District.

Galerias, arte pública e instituições de vanguarda compõem o cenário de artes visuais de Portland.

Além do Museu de Arte de Portland é possível encontrar artes visuais em uma ampla variedade de galerias, espaços públicos e algumas instalações inesperadas.

GALERIAS

A maior concentração de galerias de arte pode ser encontrada no Pearl District de Portland, no quadrante noroeste da cidade, que é lar da feira de arte First Thursday. Nomes de galerias estabelecidas como Froelick, Augen, Charles A. Hartman e Elizabeth Leach tornaram-se sinônimos da curadoria de arte do noroeste. A Blue Sky Gallery exibe fotografias evocativas e visionárias em escala e detalhes que atraem o olhar. Perto dali, os Everett Station Lofts — pequenas galerias estúdio — reúnem um conjunto de artistas independentes, experimentais e comerciais. Ainda no Pearl, é possível encontrar a galeria de arte mais antiga em funcionamento em Portland: Quintana Galleries apresenta obras de arte nativo-americanas, antigas e modernas, todas elas representações atemporais do noroeste.

O Alberta Arts District no noroeste de Portland também conta — como é de se esperar — com muitas galerias. A Guardino Gallery, fundada em 1997, é especializada em artes contemporâneas do noroeste. Ainda na Alberta Street, é possível encontrar a Screaming Sky, a Ampersand e muito mais. Planeje sua visita para a última quinta-feira do mês e você verá a rua em sua forma mais criativa, com artistas independentes cobrindo as calçadas com suas obras à venda.

ARTE PÚBLICA

Não é possível visitar Portland sem encontrar arte pública. A área central da cidade abriga uma mistura surpreendente de estilos, materiais e ambientes artísticos. Pode-se encontrar arte pública integrada às fachadas arquitetônicas, acompanhando a rua, nos parques, dentro de prédios públicos e no jardim de esculturas do lado de fora do Museu de Arte de Portland.

Faça download de um guia da arte pública da cidade.

Este guia, criado em parceria com a Regional Arts & Culture Comission (RACC – Comissão de artes e cultura regionais) também está disponível em formato impresso no Centro de Informações aos Visitantes no centro, na Pioneer Courthouse Square em Portland. A RACC também oferece uma pesquisa de arte pública on-line.

A VANGUARDA

Disjecta, uma galeria vencedora do prêmio Warhol no norte de Portland, é uma porta-estandarte da arte contemporânea, recebendo novos trabalhos e promovendo eventos multidisciplinares, tudo sob a visão própria e abrangente de sua curadoria. Por um período de duas semanas no final do verão, as atenções ficam voltadas ao Instituto de Arte Contemporânea da Portland, ou PICA, cujo Time-Based Art Festival (conhecido como “TBA”) instala galerias tridimensionais intercaladas com obras de performance e festas artísticas. A YU Contemporary no sudeste, enquanto isso, estabeleceu recentemente seu papel como historiadora regional de arte contemporânea, reunindo e partindo dos arquivos de arte contemporânea do Oregon para dar continuidade a uma abordagem pós-moderna.

×