Futebol em Portland: Timbers e Thorns

Portland Timbers vs FC DallasPortland Timbers comemoram um gol em casa.

Apoiados por uma cidade cheia de fãs, os Timbers e as Thorns de Portland jogam muito.

Bem-vindo à Cidade do Futebol, EUA. Este apelido, dado há tempos quando o futebol profissional deu seu primeiro chute estadual nos anos 1970, resume a febre futebolística que há tempos impera em Portland — quer haja um time local na liga principal ou não. Mas desde 2011, quando o Portland Timbers se tornou a 18ª franquia da Liga Principal de Futebol, o nome tem soado mais verdadeiro que nunca. Em 2013, o time feminino Portland Thorns FC se uniu à nova Liga Nacional de Futebol Feminino e venceu o primeiro campeonato da liga, tornando inegável a revindicação de Portland.

Os dois times entram em campo no Providence Park, no centro, um marco de Portland que passou por uma reforma de US$ 31 milhões para se tornar mais apropriado para o futebol. O estádio local, com 22.000 assentos, está a uma curta distância dos hotéis e também é acessível por meio de diversos meios de transporte público, incluindo o VLT MAX.

“Conseguimos algo que é raro numa Liga Principal de Futebol”, diz o proprietário dos Timbers e das Thorns, Merritt Paulson, “um estádio específico de futebol no coração da cidade”. Sem mencionar que ele é lotado pelos maiores fãs do país, muitos dos quais pertencem aos fervorosos Timbers Army, torcida organizada não oficial que vem seguindo o time há décadas. Em noites de jogo, eles enchem as arquibancadas e ficam em pé, torcendo fanaticamente e cantando animadamente durante todo o jogo.

“A atmosfera daqui é a que muitos times estão tentando criar”, diz Paulson. “Isso tem sido muito orgânico, com o espírito de Portland, e é algo gerado pelos fãs. É especial”.

O espírito é de festa, mas não há dúvidas: vencer é tudo para estes fãs, que usam cachecóis com os dizeres “Sem Piedade” e entoam cantos durante a partida inteira — especialmente contra os arquirrivais do Timbers, os Seattle Sounders e os Vancouver Whitecaps, com quem disputam a Cascadia Cup. Como é de se imaginar, os ingressos se esgotam rapidamente em Portland. Mas se você ficar de fora, não fique chateado. Puxe um banco em um bar, porque provavelmente o jogo estará passando em todas as TVs da cidade.

A temporada dos Timbers vai de março a outubro. As Thorns jogam de abril a agosto. Compre ingressos individuais aqui.


TRANSPORTE

VLT MAX: Linhas azul, verde, vermelha e amarela
Ônibus TriMet: Diversas linhas
Bonde de Portland: Linhas Norte-Sul e Circular Central

PLANEJADOR DE TRAJETO TRIMET »

×