Cenário da sidra de Portland

rev nats hard cider – geoff kaiserNat West atrás do bar no Reverend Nat's Cidery & Public Taproom.

A sidra alcoólica juntou-se à variedade de bebidas feitas — e de forma obsessiva — em Portland.

Geoff Kaiser via Flickr

Enquanto Portland é conhecida por ter mais cervejarias que qualquer outra cidade no mundo, pelos vinhos maravilhosos do vizinho vale do Willamette e por abrigar destilarias artesanais, a última tendência em bebidas na cidade é a sidra alcoólica.

Como a sidra é feita de maçãs fermentadas, os fabricantes de sidra do Oregon têm muita matéria-prima das regiões cultivadoras de macieiras do estado vizinho de Washington. A fabricação da sidra emprega técnicas utilizadas tipicamente nas cervejarias e vinícolas, como o emprego de barris de carvalho para envelhecer a fermentação ou o acréscimo de lúpulo para aumentar seu amargor, tornando-a perfeita para Portland.

Algumas empresas de Portland, como a Bushwhacker Cider, vão além dos limites tradicionais, usando barris de gim ou uísque para envelhecer algumas das sidras, juntamente com outras técnicas pouco ortodoxas. Outras, como a Portland Cider Company, concentram-se em sidras semidoces e secas tradicionais. A Reverend Nat’s Cidery faz sidras secas e suaves, mas também é conhecida por sidras não tradicionais, como a Hibiscus Hymnal que utiliza hibisco, framboesa e levedura tcheca normalmente encontrada em cervejas Pilsner.

Além desses novos fabricantes de sidra, a bebida de outros fabricantes do Oregon, como a Wandering Aengus, a Anthem, a EZ Orchards e a Blue Mountain podem ser encontradas em torneiras e garrafas por toda a cidade. É comum ver diversas sidras oferecidas com muitas cervejas artesanais na maioria das tabernas e lojas de bebidas da cidade, incluindo favoritas como Apex e a Saraveza.

×